quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

ATHENEU NORTE-RIOGRANDENSE



HISTÓRICO
O Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense é um tradicional colégio do Rio Grande do Norte, localizado na sua capital, Natal.
Foi fundado no século XIX, em 3 de Fevereiro de 1834, época em que o Brasil era uma Monarquia, pelo então Presidente da Província: Basílio Quaresma Torreão, que também foi o seu Primeiro Diretor-Geral.

ORIGEM

Basílio Quaresma escolheu o nome da escola, da versão portuguesa de Athénaion. Como explicou Luís da Câmara Cascudo, "no Ateneu de Atenas os poetas liam os poemas e os historiadores o relato das jornais pelas terras estranhas e misteriosas".
É a mais antiga e tradicional Instituição Escolar brasileira, fundado antes mesmo do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro.Basílio Quaresma Torreão tinha como objetivo reunir em um único prédio, as disciplinas da chamada "cadeira da Humanidade", as cinco "aulas maiores" (Filosofia, Retórica, Geometria, Francês e Latim), antes autônomas com sedes independentes. Essas disciplinas foram as primeiras a serem lecionadas no Atheneu e seus respectivos professores foram:
Padre Antònio Xavier Garcia de Almeida (1º Vice diretor), lecionava Filosofia;
Joaquim José de Souza Serrano, lecionava Retórica;
Urbano Egide da Silva Costa, lecionava Geometria;
Elias Antônio C de Albuquerque, lecionava Francês;
Francisco Felipe da Fonseca Pinto, lecionava Latim.
Entre os conselheiros que aprovaram a criação do Atheneu estão:
Antônio da Rocha Bezerra
Joaquim José do Rego Barros
Luiz de Albuquerque Maranhão
Padre Manoel Pinto de Castro
Matias Barbosa de Sá
Bartolomeu da Rocha Fagundes
NOME
Seu nome, escolhido pelo próprio presidente da província, foi inspirado na versão portuguesa, ATHENAION, do templo de Atena (deusa grega da sabedoria) onde se lia e ouvia os sábios (poetas e historiadores) discorrerem da sapiência. Basílio pretendia que assim fosse o Atheneu: a "casa da sabedoria, fiel a seu destino alto e puro".

Nenhum comentário:

Postar um comentário