PRINCIPAIS LINKS DO PORTAL OESTE NEWS
sexta-feira, 5 de agosto de 2011
terça-feira, 1 de março de 2011
ESCOLA EMILIA BRANDÃO

FONTE: SITE DA ESCOLA
ESCOLAS ESTADUAIS DE MOSSORÓ
- EE NOSSA SENHORA DAS GRACAS - Bairro SANTA DELMIRA II
- EE NOSSA SRA DE FATIMA - Bairro PEREIROS
- EE JERONIMO VINGT ROSADO MAIA - Bairro COSTA E SILVA
- EE ALFA VILLE - Bairro PAREDOES
- EE DIRAN RAMOS DO AMARAL - Bairro CONJUNTO REDEN??O II
- EE JERONIMO ROSADO - Bairro STO ANTONIO
- CEJA PROF ALFREDO SIMONETTI - Bairro SANTO ANTONIO
- EE EDUC PRES KENNED ENS 1 E 2 GRAUS - Bairro NOVA BETANIA
- EE EDUCAN ANTONIO BEZERRA DE SALES - Bairro AEROPORTO
- EE SANTA TEREZINHA - Bairro SANTO ANTONIO
- CAIC EE JERONIMO VINGT R MAIA - Bairro ABOLIÇAO IV
- EE AMBULATORIO PE DEHON - Bairro ALTO SAO MANOEL
- ESCOLA ESTADUAL DISNEYLANDIA - Bairro DOZE ANOS
- EE GILBERTO ROLA - Bairro
- EE JOAO PAULO II - Bairro LIBERDADE II
- EE 1 GRAU MARIA V DE OLIVEIRA - Bairro TEIMOSOS
- EE ABOLICAO IV ENSINO FUNDAMENTAL - Bairro ABOLICAO IV
- EE AIDA R C PEREIRA ENS 1 E 2 GRAUS - Bairro S MANOEL
- EE ALEIXO ROSA DA SILVA ENS 1 GRAU - Bairro CARNAUBAL
- EE ANTONIO GOMES ENS DE 1 GRAU - Bairro PAREDOES
- EE ASSOCIACAO DE NORMALISTAS - Bairro CENTRO
- EE CON ESTEVAM DANTAS ENS DE 1 GRAU - Bairro ALTO DA CONCEI?AO
- EE CUNHA DA MOTA ENS DE 1 GRAU - Bairro SAO JOSE
- EE D JAIME CAMARA ENS DE 1 GRAU - Bairro PRES COSTA E SILVA
- EE DR EWERTON D CORTEZ ENS 1 GRAU - Bairro PLANALTO 13 DE MAIO
- EE DR LAVOISIER MAIA ENSINO DE 1º GRAU - Bairro NOVA BETANIA
- EE DR LUTHER KING ENS DE I GRAU - Bairro S MANOEL
- EE MANOEL J DE MELO ENS DE 1 GRAU - Bairro BELO HORIZONTE
- EE MONS FRANCISCO DE S CAVALCANTE - Bairro CARNAUBAU
- EE PE ALFREDO ENS 1 GRAU - Bairro SANTO ANTONIO
- EE PROFA ADELIA GOMES DE SOUZA - Bairro ABOLICAO II
- EE ANTONIO DE SOUZA MACHADO - Bairro DOM JAIME CAMARA
- EE PROF INALDA CABRAL ENS 1 GRAU - Bairro SANTO ANTONIO
ESCOLA 30 DE SETEMBRO - MOSSORÓ

Um breve resgate histórico sobre o Grupo Escolar “30 de Setembro”
O grupo Escolar 30 de Setembro. O primeiro do interior do Estado, foi criado pelo Decreto nº 180 de 15 de Novembro de 1908, pelo Governador de então Dr. Alberto Maranhão.
Instalado a 12 de maio de 1909, em sessão solene na Intendência Municipal. Era Presidente da Intendência o Srº. Luiz Colombo Ferreira Pinto.
A cerimônia de instalação contou com a presença de autoridade locais, famílias, etc, tendo sido orador oficial o Drº. José Augusto Bezerra de Medeiros, Diretor Interino da Instrução Publica do Estado.
O primeiro Diretor do Grupo foi o Bacharelando Francisco Gurgel do Amaral, de inicio, foram contratados para os quatro anos do curso primário, os professores: Drª. Olda Marinho (1º. Ano), Perpetua Noronha (2º. Ano) Maria Leão (3º. Ano) e Drº. Felipe Guerra (4º Ano).
As primeiras substituições no corpo docente foram das professoras: Maria Leão e Olga Marinho, respectivamente por Jose Martins de Vasconcelos e Drº. Lutgardos Guerra
O Grupo Escolar 30 de Setembro, teve ainda como diretores em anos sucessivos de seu grande tirocínio os professores: José Martins de Vasconcelos, Alfredo Dias de Medeiros, José Rodrigues Filho, Eliseu Viana, até o ano de 1922, quando em virtude da inauguração da Escola Normal de Mossoró passou o mesmo a ser mantido como estabelecimento anexo, destinado a pratica pedagógica dos alunos daquela Escola de Curso Secundário.
O ensino era misto, funcionando o grupo em dois turnos: pela manhã e ao meio dia
A adoação da farda escolar foi instituída logo nos primeiros anos de funcionamento, constando a mesma de saia e blusa, com golas, tendo as alunas um borrete frigido na cabeça, cor encarnada.
Era comum a comemoração que todos os anos, no dia 30 de Setembro, o estabelecimento fazia na praça da redenção, ao pé de cuja Estátua da Liberdade, suas alunas cantavam o Hino da Libertadora Mossoroense.
O grupo “30 de Setembro” possuía também seu Hino Próprio.
O prédio em que funcionou durante muitos anos, é patrimônio da Prefeitura de Mossoró, foi construído em 1,900 para o colégio 7 de Setembro, primeiro estabelecimento de curso secundário de Mossoró, dirigido pelo Professor. Antonio Gomes de Arruda Barreto.
O local da construção era conhecido como “alto do Pão Doce”. Rua Dionísio Filgueira. (Centro).I
Um Hino Esquecido:
O Grupo Escolar 30 de Setembro, na cidade de Mossoró, foi instalado a 1º de Maio de 1909, em solenidade preside pelo Drº.: José Augusto Bezerra de Medeiros, estão Secretario de Instrução Publica do Governo. Alberto Maranhão, foi o segundo o Grupo Escolar criado em todo Estado, dentro dos moldes de uma moderna pedagogia (para a época).
Seu primeiro corpo de professores era constituído pelo 5ª anistia de Direito. Francisco Xavier Gurgel do Amaral, Professoras: Maria Leão, normalista cearense, e Perpetua Noronha, José Martins de Vasconcelos e Drº. Felipe Guerra, este sem remuneração, quobsequiosamente se ofereceu ao Governo para colaborar no alevantamento da instrução em Mossoró.
Possuía o Grupo Escolar 30 de Setembro seu Hino, um vibrante reflexo da mentalidade pujante do Drº. Pinto de Abreu, diretor geral efetivo da Instrução Pública neste Estado, que tinha todo seu sentido secundado no feito abolicionista que a data de Setembro representa para Mossoró.
Suas estrofes eram as seguintes
“Escravos gemiam na pátria valente
Que deu Miguelino, que viu Camarão
E o povo responde seu grito plangente
Rompendo cadeias, partindo o grilhão.
Alvissareira
Bela Cidade
A vanguardeira
Da liberdade
Sempre Altaneira
Como um leão
Guarda a fronteira
Do seu torrão.
O norte desperta sedente de glória
Abaixo a senzala, cativos não mais
E o feito gravou-se no bronze da história
Caiu a Basilha, são todos iguais.
Alvissareira
Bela Cidade
A vanguardeira
Da liberdade
Sempre Altaneira
Como um leão
Guarda a fronteira
Do seu torrão.
A implantação desse hino, feita no ato inaugural, cantado por todos alunos teve acompanhamento da orquestra da filarmônica charanga de Mossoró que ainda, para maior realce de sua apresentação, tocou uma marcha triunfal a que deu o nome de 30 de Setembro, composição do Maestro: José Neves Filho.
Infelizmente, um lindo hino, que ate muito julgavam tratar-se do hino oficial da libertadora mossoroense esta hoje esquecido, o mesmo acontecendo com o tradicional Grupo escolar 30 de Setembro, cujo titulo parece não mais existir ornamentação o frontispício de qualquer organização escolar da cidade. Agora, com a reforma do ensino, dando-se ao estabelecimento um sentido de maior amplitude, as escolas passaram a ser chamadas de centro de formação ou coisa semelhante, ficando no esquecimento passado histórico tão brilhante como o nosso Grupo Escolar “30 de Setembro” colméia de formação intelectual de varias gerações, estabelecimento que serviu para os anos, para prática pedagógica de quantos cursaram a Escola Normal de Mossoró.
Lamentavelmente está esquecido o hino do Drº. Pinto de Abreu, somente lembrado e enteado pelos que guardam na memória os áureos tempos vividos na infância escolar que aprenderam naquele modelar estabelecimento.
Trecho extraído do Jornal “O Mossoroense” do dia 23 de maio de 1975, na coluna Mossoró no passado, escrito pelo Jornalista Laura da Escossia.
Histórico da Escola Estadual 30 de Setembro - Ensino Fundamental e Médio.
Escola Estadual 30 de Setembro Ensino Fundamental e Médio, inaugurou a sua sede própria na rua: Milton Freire. S/N Abolição III Telefone: 3315 3806. Mossoró-RN, no ano de 1984 destinado ao ensino de 1º grau (sendo o Governador Drº.: José Agripino Maia e o Secretario de Educação e Cultura profº.: Genivan Josué Batista. Após a sede própria suas atividades escolares passaram pelas seguintes administrações.
Diretora: Algecira Moreira de Lima Leite
Vice-Diretor: Maria de Fátima Resende
Diretora: Adeilde Carlos Evangelista
Vice-Diretor: Maria da Conceição Martins
Diretora: Maria Aparecida Delfino Freire
Vice-Diretor: Nilo Nascimento
Diretora: Maria Darci Martins
Vice-Diretora : Maria do Socorro Firmino
Diretora: Ivone Dantas da Rocha
Vice-Diretora: Rita Maria da Silva
Diretora: Maria Gilda Barreto da Silva
Vice-Diretora: Uiara Rios Escossia de Oliveira
Diretor: Francisco Alves de Morais
Vice-Diretora: Shirles Arlene Gurgel Duarte
Diretor : Maria Linhares Nunes
Vice-Diretora: Maria de Fátima Linhares
Diretora: Syntia Conceição Morais Oliveira
Vice-Diretora: Maria de Fátima Linhares
No ano de 1989 foi implantando o curso de 2º grau e atende uma clientela de alunos dos bairros Abolição III, IV, Santa Delmira, Redenção, Parque das Rosas e adjacentes
Atualmente a diretora, desta Escola é Maria das Graças Lima Pinheiro Martins, já no ano de 2007 tomou posse, com sucesso na eleição direta para Diretor com 94,45% dos votos a seu favor, tendo como chapa Única “Seriedade com Transparência”.
Diretora: Maria das Graças Lima Pinheiro Martins
Vice-Diretor: Gilberto Luiz de Melo
Atualmente no ano de 2010 a Escola tem uma estrutura física regular, onde funciona o ensino Fundamental e Médio, comportando 350 alunos, do 6º ao 9º do Ensino Fundamental e 1º e 2º Grau do Ensino Médio, no turno Matutino e Vespertino, sendo que a Escola comporta 17 professores em sala de aulas e 38 funcionários técnicos e de apoio, também foi implantada o Mais Educação com uma Equipe de 10 Funcionários atuando na Escola, a equipe técnica – Pedagógico desenvolve um trabalho considerado bem e assíduo para o desenvolvimento do Ensino aprendizagem contidos nos parâmetros curriculares nacionais. Um corpo docente de conhecimentos e de procedimentos metodológicos que permitem preservar a unidade de ações em todas as etapas e áreas de atuação permanente da mencionada Escola.
FONTE: SITE DA ESCOLA 30 DE SETEMBRO - MOSSORÓ-RN
quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011
ESCOLAESTADUAL ABEL COELHO - MOSSORÓ

DECRETO Nº 21.992, DE 03 DE NOVEMBRO DE 2010
Transforma a Escola Estadual “Professor Abel Freire Coelho” – Ensino Fundamental e Médio, em Escola Estadual “Abel Freire Coelho” – Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, no uso das atribuições que lhe confere o art. 64, incisos V e VII da Constituição Estadual e tendo em vista o que consta no Art. 12 da Resolução nº 02/2008 – CEB/CEE/RN e no Processo protocolo sob o nº 245709/2010-5 – SEEC,
D E C R E T A:
Art. 1º Fica transformada a Escola Estadual “Professor Abel Freire Coelho” – Ensino Fundamental e Médio, em Escola Estadual “Professor Abel Freire Coelho” – Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e Educação Profissional Técnica de Nível Médio, situada na Rua Dr. João Marcelino, S/N, Bairro Nova Betânia na cidade de Mossoró/RN.
Art. 2º Declara-se credenciada a Escola Estadual “Professor Abel Freire Coelho” como Instituição de Educação Básica, Ensino Fundamental e Ensino Médio, e de Educação Profissional Técnica de Nível Médio.
Art. 3º A Secretaria de Estado, da Educação e da Cultura fica autorizada a adotar os atos legais necessários ao funcionamento do ensino oferecido.
Art. 4º Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Palácio de Despachos de Lagoa Nova, em Natal, 03 de novembro de 2010, 189º da Independência e 122º da República.
IBERÊ PAIVA FERREIRA DE SOUZA
Otávio Augusto de Araújo Tavares
ATHENEU NORTE-RIOGRANDENSE

HISTÓRICO
O Colégio Estadual do Atheneu Norte-Riograndense é um tradicional colégio do Rio Grande do Norte, localizado na sua capital, Natal.
Foi fundado no século XIX, em 3 de Fevereiro de 1834, época em que o Brasil era uma Monarquia, pelo então Presidente da Província: Basílio Quaresma Torreão, que também foi o seu Primeiro Diretor-Geral.
É a mais antiga e tradicional Instituição Escolar brasileira, fundado antes mesmo do Colégio Pedro II no Rio de Janeiro.Basílio Quaresma Torreão tinha como objetivo reunir em um único prédio, as disciplinas da chamada "cadeira da Humanidade", as cinco "aulas maiores" (Filosofia, Retórica, Geometria, Francês e Latim), antes autônomas com sedes independentes. Essas disciplinas foram as primeiras a serem lecionadas no Atheneu e seus respectivos professores foram:
Padre Antònio Xavier Garcia de Almeida (1º Vice diretor), lecionava Filosofia;
Joaquim José de Souza Serrano, lecionava Retórica;
Urbano Egide da Silva Costa, lecionava Geometria;
Elias Antônio C de Albuquerque, lecionava Francês;
Francisco Felipe da Fonseca Pinto, lecionava Latim.
Entre os conselheiros que aprovaram a criação do Atheneu estão:
Antônio da Rocha Bezerra
Joaquim José do Rego Barros
Luiz de Albuquerque Maranhão
Padre Manoel Pinto de Castro
Matias Barbosa de Sá
Bartolomeu da Rocha Fagundes
NOME
Seu nome, escolhido pelo próprio presidente da província, foi inspirado na versão portuguesa, ATHENAION, do templo de Atena (deusa grega da sabedoria) onde se lia e ouvia os sábios (poetas e historiadores) discorrerem da sapiência. Basílio pretendia que assim fosse o Atheneu: a "casa da sabedoria, fiel a seu destino alto e puro".
SEDES DO ATHENEU
1ª Quartel Militar - 1834 a 1859;
2ª Rua Junqueira Ayres - 1859 a 1954;
3ª Rua Campos Sales - 11 de Março de 1954 até os dias atuais.
Sua aprovação ocorreu em dezembro de 1833 e sua instalação e funcionamento em 3 de Fevereiro de 1834, tendo na vice-direção de Antonio Xavier Garcia de Almeida. Porem, o dia 1 de Março foi consagrado como o “dia histórico do Atheneu’’, por ter sido a data de inauguração do seu prédio próprio.
Seus primeiros passos aconteceram nas dependências do Quartel Militar, que então se achavam desocupados. Na arcada e entrada do Quartel, foram colocados os seguintes dizeres: "De guerreiros assento fui outrora, hoje d'aquilo que Minerva adora". Lá permaneceu até março de 1859, quando foi transferido para outro prédio, onde hoje funciona a Secretaria de Finanças do Município. Neste prédio funcionou até 1954, quando então passou às suas instalações definitivas, onde permanece até hoje.
O terreno da atual sede do Atheneu, comprado pelo então Interventor do Estado Dr. Mário Leopoldo Pereira da Câmara, conforme Decreto de nº 832 de 10 de maio de 1935, com 8.228 m², pela quantia de trinta e cinco Contos de Reis, da Viúva Maria Machado, passou por um longo período de construção. Foram 11 longos anos desde a data de sua compra até a data da inauguração de sua tão esperada sede própria, projetada por João Vitor de Holanda. Durante muito tempo, esta data foi comemorada com jubileu, Sessão Magna, discursos e banda de música
DIRETORES DO ATHENEU NORTE-RIOGRANDENSE
Francisco Pinto de Abreu
José Augusto Bezerra de Medeiros
Dr. Joaquim Inácio Torres
Dr. Luiz da Câmara Cascudo
Profº Celestino Pimentel
Profª Olindina Lima Gomes da Costa (a 1ª mulher a administrá-lo)
Crisan Siminéia
João Batista de Souza Varela
Danúsia de Azevedo Loureiro
José Nilton Cassimiro
Maria de Fátima Barreto de Medeiros
Jaime Vital da Silva
Guilherme Vasconcelos Varela
Francisco Dantas de Freitas
Jaime Vital da Silva (novamente)
Profª Benedita Ferreira de Souza, auxiliada pelas Profªs Severina Targino Bezerra Alves e Dalvirene Fernandes de Carvalho - Vice-Diretoras.
ILUSTRES ALUNOS DO ATHENEU NORTE-RIOGRANDENSE
Juvenal Lamartine
Café Filho
Aluízio Alves
Cortez Pereira
Garibaldi Alves Filho
Geraldo Melo
José Agripino
Wilma de Faria